BRASILEIRÃO B

AO VIVO

CLASSIFICAÇÃO

ARTILHEIROS

REBAIXAMENTO

O Brasileirao B é um campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol, uma das mais importantes do país. É essa a segunda categoria deste prestigiado futebol, o que significa que ano após ano importantes instituições competem pela passagem para a Primeira Divisão. Por mais que estejam na Série B, muitos dos clubes que participam têm grande importância no país, pois também podem disputar os campeonatos regionais e a Copa Brasil, e competir em pé de igualdade com os do Brasileirão.

É um concurso que tem corrido continuamente desde 1980, embora deva ser mencionado que já havia sido jogado em 1971 e 1972. Na edição atual, há 20 equipes participando, e o mais importante é que ele premia 4 locais de promoção para a Primeira Divisão, para que a competitividade seja máxima.

A grande extensão do território brasileiro significa que os clubes precisam percorrer longas distâncias para disputar suas partidas fora de casa, e isso tem sido historicamente um problema, já que os clubes de promoção não têm a capacidade econômica que a primeira classe tem. Da mesma forma, o campeonato foi desenvolvido nos últimos anos sem grandes inconvenientes.

Algumas das equipas que habitualmente animam este torneio são o Atlético Goianense, o Figueirense, o Paisandu e a Ponte Pretta, entre outros.

Como será o formato?

Em relação ao formato da disputa, devemos mencionar que é exatamente a mesma com a qual a Série A. é realizada, com isso nos referimos em princípio ao fato de que o mesmo número de times está jogando (20), e que a quantidade de datas são as mesmas. Em resumo, 38 datas são disputadas ao longo do campeonato, que consistem em duas rodadas em que todos enfrentam uns contra os outros. Ou seja, cada clube joga duas vezes com cada um dos 19 rivais.

O dispositivo do segundo turno é exatamente o mesmo do primeiro turno, com a exceção de que o local está invertido. De acordo com a forma como a tabela de posições termina após as 38 datas são finalizadas as promoções para a Primeira Divisão, que são 4, e as equipes que descem para a Série C na temporada seguinte.

Em caso de empate em pontos, as posições são definidas em princípio pelo maior número de partidas ganhas, depois pela melhor diferença de golos, e na terceira instância prevalece a que tiver mais golos a favor.

Ascensões e Descidas

Como já mencionamos e como é típico de um torneio da Segunda Divisão de qualquer país, a principal atração está nas equipes que têm a possibilidade de passar para a categoria mais importante. No caso do Brasileirão B, há quatro clubes por temporada que sobem na categoria.

Mas há também a parte mais dramática que é através da qual as descidas para a Série C são definidas, e ano após ano há também uma luta muito importante entre diferentes equipes para permanecer na categoria. Há também 4 clubes que descem por temporada, e a maneira de defini-los é também através da tabela de posições (não há tabela de médias como normalmente acontece em outros países da América Latina).

Em nosso site estaremos dando a você todas as especificações do que deve acontecer para um clube ter acesso à Primeira Divisão, bem como o que deve acontecer para que um descesse para a divisão menor.

Aviso legal: Todo o conteúdo deste site está localizado em servidores de terceiros, fornecidos ou transmitidos por terceiros. Todo o conteúdo deste site é retirado de sites públicos, por isso este material é considerado de distribuição gratuita e nós não somos responsáveis pelo uso indevido do conteúdo do nosso site.